terça-feira, 30 de novembro de 2010

LIBERE O PERDÃO


“Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito, e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera. Então o seu senhor, chamando-o, lhe disse: ‘Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda por que me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?’” Mateus 18.31-33

Olá amado....paz seja convosco, amém!

Nesta passagem Jesus não estava se referindo a pessoas que não eram cristãs. Ele estava falando dos servos do rei. Esse homem já tinha sido perdoado de uma grande dívida (salvação) e era chamado de “servo” do mestre. O outro a quem ele não perdoou era chamado de “conservo”. Então podemos concluir que este é o destino de um cristão que se recusa a perdoar.

“E, indignado-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes.” Mt 18.34-35

Estes versos têm três pontos principais:

1 - O servo que não perdoou é entregue à tortura;
2 - Ele teve de pagar a dívida original: 375 toneladas de ouro;
3 - Deus, o Pai, fará o mesmo com qualquer crente que não perdoa a dívida de um irmão.

1 - O servo que não perdoou é entregue à tortura – No dicionário a definição de tortura é de “agonia do corpo e da mente” ou “aplicação de dor intensa para punir, coagir ou ter prazer sádico.”

Os que instigam a tortura são espíritos demoníacos. Deus dará aos “verdugos” permissão para causar dor e agonia no corpo e na mente conforme desejarem, mesmo que sejam crentes. Oro por pessoas nos cultos que não conseguiam receber cura, conforto ou libertação, tudo porque não liberaram outros e lhes perdoaram de todo o coração.

Médicos e cientistas relacionam a falta de perdão e amargura a certas doenças, como artrite e câncer. Muitos casos de doença mental são ligados à amargura da falta de perdão.

O perdão é geralmente negado aos outros, mas algumas vezes é negado a nós mesmos. Jesus disse: “Se você tem alguma coisa contra alguém, perdoe...” (veja Mt 5.24) Alguém inclui você mesmo! Se Deus lhe perdoou, quem é você para não perdoar àquele a quem Ele perdoou, mesmo que seja você?

2 - O servo que não perdoou teve de pagar a dívida original – foi-lhe pedido para fazer o impossível. É como se nos pedisse que pagasse a dívida que Jesus pagou no Calvário. Perderíamos a nossa salvação. “Espere um minuto,” você diz. “Pensei que uma vez que a pessoa tivesse feito a oração do pecador e entregue a sua vida a Jesus ela nunca mais poderia se perder novamente.”

Se você crê nisso, então explique por que Pedro escreveu o seguinte:

“Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem-se para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.” II Pe 2.20-21

Pedro estava falando de pessoas que escaparam do pecado “contaminações do mundo”, através da salvação em Jesus Cristo e, entretanto, deixaram–se enredar pelo pecado (que pode ser falta de perdão) e foram vencidos. Ser vencido significa que não voltaram ao Senhor e se arrependeram de seu pecado voluntário.

Pedro afirmou que dar as costas à justiça era pior do que nunca tê-la conhecido. Em outras palavras, Deus está dizendo que é melhor nunca ter sido salvo do que receber a dádiva da vida eterna e dar-lhe as costas permanentemente.

Judas também descreveu pessoas na Igreja que estavam “duplamente mortas” (Jd 12-13). Estar duplamente morto significa que você estava morto uma vez em Cristo e depois foi ressuscitado quando O recebeu, e depois morreu novamente desviando-se de Seus caminhos permanentemente.

Muitos vão e irão a Jesus se justificando, dizendo: ”Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.22-23). Eles O conheciam. Eles O chamavam de Senhor e fizeram milagres em Seu nome. Mas Ele não os conhecia.

A quem Jesus conhecerá? O Apóstolo Paulo escreveu: “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.” (I Co 8.3). Deus conhece aqueles que O amam.

Você pode dizer: “Eu amo a Deus. Eu só não amo aquele irmão que me magoou.” Então você está enganado e não ama a Deus, pois está escrito: “Se alguém disse: ‘Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama ao seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.’” (I Jo 4.20).

O engano é algo terrível, porque os enganados acreditam de todo coração que estão certos. Acreditam que são de uma forma, mas são de outra. Aquele que se recusa a obedecer a Palavra engana a seu próprio coração.

Não é interessante que “muitos” acharão que vão entrar no céu e serão recusados, e que Jesus disse que muitos se escandalizarão nos últimos dias (Mt 24.24)? Será que esses dois grupos incluem as mesmas pessoas?


3 - Deus, o Pai, fará isso com qualquer cristão que se recusar a perdoar de todo o coração – não importa o quanto foi magoado ou ofendido... Jesus foi muito específico, tendo o cuidado de fazer-nos entender essa parábola. Em quase todas as parábolas Jesus não ofereceu a interpretação, a menos que Seus discípulos tivessem pedido. Neste caso, entretanto, Ele não queria dúvida alguma a respeito da severidade do julgamento daqueles que se recusavam a perdoar.


Você pode achar que esta mensagem é bastante difícil de ser colocada em prática, pois se trata de sentimentos que estão, muitas vezes, enraizados, machucados e feridos. Mas eu a vejo como uma mensagem de misericórdia e alerta, e não de julgamento.

Você prefere ser convencido pelo Espírito Santo agora e experimentar o arrependimento e o perdão genuínos? Ou você prefere recusar o perdão e ouvir o Mestre dizer “vai embora,” quando você não poder mais se arrepender?

Libere o perdão!!! Por mais que a pessoa tenha feito algo em sua vida que foi terrível, LIBERE!!! Será como um fardo que você irá tirar de suas costas e sentirás um alívio!!!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.28

POR ISSO.... PERDOE!!!

Que Deus te abençoe grandiosamente!!!!

Pr.Alexandre Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.