domingo, 4 de abril de 2010

Vasos quebrados, porém restaurados pelo Senhor!



"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro?" Jeremias 18.6


Olá meus amados...tudo bem? Paz seja convosco.... vamos ao que interessa:

Todas as coisas, quer sejam criadas por Deus ou inventadas pelo homem, necessitam ser restauradas ou renovadas. No primeiro caso, não porque o Senhor não faça perfeito... muito pelo contrário! Mas refiro-me a necessidade de algumas coisas de haver uma renovação, seja ela espiritual, pessoal, conjugal, familiar, profissional, enfim, à criação, natureza e o homem

“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3.20,21

Todas as pessoas, de todas as épocas, culturas e países clamam por restauração. Todas as instituições, todas as leis e sistemas, de tempo em tempo, passam por uma atualização ou reciclagem, que é o mesmo que ser restauradas. Só sofre restauração aquilo que o tempo deteriorou. Porque deterioramos, necessitamos ser restaurados.

No livro do Profeta Jeremias, capítulo 18, versículos 1-6, encontramos o profeta, em obediência à Deus, fator decisivo na restauração do homem, se dirigindo à casa do oleiro onde ouviria a mensagem dEle. O oleiro é o artesão que produz peças torneadas sobre a roda, espécie de torno movido pelos pés e mãos. O trabalho do oleiro consistia em dar forma a uma porção de barro com as mãos, que precisava estar limpo e moldável. Ao chegar naquele local de trabalho o profeta passa a observar o oleiro trabalhando com a roda.

No processo de acabamento de um vaso, este se quebra em suas mãos, o que o leva a refazê-lo, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Foi neste cenário que o profeta ouviu a voz de Deus que disse: "não posso agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel". Vejamos algumas lições que este quadro tem a nos ensinar:

1 - DEUS NÃO CESSOU A SUA OBRA EM NÓS.

"..e o vi trabalhando... o vaso de barro que ele estava formando..."(vs 3 e 4).

Estamos em construção. Deus está realizando um grande projeto em nós. Ele está trabalhando em nossas vidas. Deus ainda está fazendo a sua obra na igreja, em sua vida e em seus relacionamentos. Você é propriedade dEle. Aleluia!

No texto, o barro é Israel, tirado do Egito. Hoje somos nós, tirados do mundo para sermos moldados. Fomos formados do barro. É preciso se “quebrar” e continuar maleável nas mãos de Deus para que Ele continue a sua obra em nós a cada dia. Deus sempre olha suas possibilidades futuras, e não meramente suas presentes qualificações. Deus nunca perdeu a esperança no lidar com os homens. Deus sempre espera qualquer coisa dos piores e dos mais fracos. Mas de você...aaahhh...Ele espera boas coisas!!!

2 - CIRCUNSTÂNCIAS PODEM CONSPIRAR CONTRA A OBRA DE DEUS EM NÓS

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro..”Jeremias 18.4


"Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado" Salmos 31.12

O texto não informa o que causou a quebra do vaso, simplesmente diz que ele se quebrou nas mãos do oleiro, não se sabe como, mas quebrou-se. Quebrou-se nas mãos daquele que sabe refazer, restaurar, reorganizar o que está quebrado. Precisamos nos quebrar nas mãos de Deus. Precisamos nos humilhar e ser moldados novamente por Ele.

Quais vasos se quebraram em sua vida? Quais necessitam ser restaurados?

(a) vaso do primeiro amor? Você perdeu o gosto pela Bíblia, pela oração e comunhão com Deus, com a igreja e os irmãos?

(b) vaso da pureza? Vocês se soltou? Fez concessões à carne, ao mundo e ao diabo?

(c) vaso da dependência? Você se envaideceu? Tornou-se autônomo, independente, auto-suficiente? Perdeu a força da esperança cristã, a capacidade de crer?

(d) vaso do compromisso? Você quebrou os votos, as alianças e os pactos que fez com o seu cônjuge, pais, sócios, filhos, igreja ou ministério? Você rompeu com todos os seus compromissos? Não é hora para culpar ninguém, somos responsáveis pelas mazelas em nossa própria vida, mas ainda não é o fim, sabe por que? Porque:

3– DEUS TEM INTERESSE EM RESTAURAR SUA OBRA EM NÓS.

"e Ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade". Jr 18.4.

Deus é poderoso para nos restaurar! Ele tem profundo interesse em nos reaproveitar, refazer-nos, restaurar-nos. Ele é quem restaura nossa relação com Ele. Ele é quem restaura nossa relação com o próximo. Deus não faz emendas, ele faz novas todas as coisas. Ele é quem restaura a nossa sorte, nossos sonhos, nossos bens, nossa saúde, nossas coisas. Ele é quem restaura a nossa alma (Salmos 19.7).

É meu querido e minha querida...continue, meu amigo e amiga “barro”. Continue nas mãos de Deus. Continue moldável e permita que o Senhor te restaure e faça de você um restaurador de vidas

“E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”
Isaías 58.12

Que Deus te abençoe profundamente!!!

Pr. Alexandre Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.