Paz seja convosco queridos irmãos. Tudo bem com vocês?
Amado irmão, Jesus nos alerta na mensagem de hoje para alguns pontos citados no versículo acima aonde o inimigo das nossas almas tem investido pesado. A definição para palavra “concupiscência” é desejo intenso de bens ou gozo materiais temos observado que homem tem a cada dia se obcecado por dinheiro, carros e tantas outras que e a bíblia já nos alerta. E isso é, infelizmente, um fato que acontece, e muito, no mundo e em nossos templos...o famoso “evangelho da prosperidade”.
Porque somos tentados nestas áreas (Concupiscência da Carne - Concupiscência dos olhos e Soberba)? Três pontos, quero destacar:
1° Para nos afastar de Deus, e para que voltemos a praticar o pecado sem temor algum.
2° Para que venhamos a desobedecer aos mandamentos/leis do Senhor
3° Para que ele tenha legalidade sobre nossa vida, e assim encontrando a brecha possa nos destruir.
Vejamos:
1. Concupiscência da carne
José foi tentado pela mulher de Potifar e soube resistir à tentação (Genesis 39.7-13). Três pontos em destaque das atitudes de José:
I. Temeu pecar contra Deus (Genesis 39.9)
II. Não deu ouvido (Genesis 39.10)
III. Fugiu (Genesis 39.12)
Irmão, em Tiago 4.7, diz: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."
2. Concupiscência dos olhos
I. Jesus foi tentado pelo inimigo oferecendo lhe todos os reinos do mundo (Mateus 4.8-9)
II. Jesus respondeu: Mateus 4.10 "Então disse-lhes Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás"
3. Soberba da vida
I. Jesus é tentado a se atirar do pináculo do templo. Mateus 4.5-6
II. Jesus respondeu: Mateus 4.7 "Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus."
Quando achamos que somos os melhores, sabemos mais, somos mais inteligentes, superiores aos outros. É a tentativa do inimigo em nos levar a pensar que não precisamos mais de oração, jejum e crer em nossa própria deidade.
E o mais curioso que isso acontece em um grupo de pessoas que conhecem a Palavra, sabem o que ela diz sobre cada assunto, mas ainda assim acha-se “superior” aos demais.
Amados... não podemos perder o foco! A cada dia o mundo tenta chamar nossa atenção para esses três assuntos acima abordados, levando muitas pessoas, em suas fraquezas, a pecar e se desviar dos caminhos de Deus.
Sei que a cada dia pode ser um desafio pra você, assédios de poder, de conhecimento, da carne e entre outros que exige de cada um esforço e um motivo plausível para essa tamanha atitude: DE SANTIDADE!
Amados...vale a pena!!! Vigie...ore...sujeite-se a Deus que resistirás ao inimigo e sairás ileso da tentação.
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” I Pedro 1.15
Que Deus te abençoe!!!
Alexandre Moreira